sexta-feira, 6 de março de 2009

Dados da indústria, SELIC e Renda Fixa

Conforme foi divulgado pelo IBGE, a produção industrial brasileira cresceu apenas 2,3% em relação a Dezembro, mas sobre Janeiro de 2008 a houve queda de mais de 17%. O problema é que as projeções em média sinalizavam um crescimento de 8,5% frente a Dezembro e queda de 11,2% frente a Janeiro de 2008.

As consequências dessa frustração do é que deveremos ter uma queda mais acentuada na taxa de juros. Nos dias 10 e 11 de Março acontecerá a reunião do Comitê de Política Monetária, o COPOM justamente para rediscutir a política monetária. Esse dado também revela que a crise ainda está trazendo impactos negativos para a economia do país. Alguns analistas de investimento acreditam que na próxima reunião do COPOM o corte na taxa de juros seja de 1,0% podendo chegar a 1,5%, numa atitude mais agressiva do COPOM. Alguns analistas prevêem que a SELIC possa cegar, num cenário de agravamento da crise, ao patamar de 9,5%.

Como ficam os investimentos? A priori num cenário da taxa de juros, se a inflação terminar o ano em 4,5%, isto é, na meta, significa que a maior parte dos fundos de renda fixa e referenciados DI estão sujeitos a obter um desempenho fraco este ano. Entretanto ainda acredito que a nossa economia começe a se recuperar no segundo semestre desse ano e volte à normalidade durante o próximo ano.

Nenhum comentário: