segunda-feira, 16 de março de 2009

A crise, além de prejuízos, produz reportagens imbecis!

Pessoal,

minha revolta é com essa reportagem do site do Globo. Para começar o título: "O mito da vantagem da Bolsa no longo prazo" é ridículo. Basicamente compararam o Ibovespa (um índice de alta volatilidade) com o CDI (um índice de baixíssima volatilidade que é lastreado pela taxa Selic).

A reportagem trás duas "revelações":
  1. Entre 1999 e 2008 a rentabilidade do CDI foi de 404,84% e do Ibovespa foi de 453,51%;
  2. Um japonês que colocou dinheiro na bolsa nos anos 1980 hoje tem um terço do valor;

A primeira "revelação" é completamente leviana e sem fundamentos, por várias razões:
  1. A reportagem se aproveita da maré de baixa da Bolsa, causada pela pior crise financeira desde 1929. (Devo lembrar que a alta volatilidade faz parte da natureza deste investimento);
  2. A reportagem se refere ao Ibovespa como se o mesmo compreendesse todas as empresas negociadas na bolsa e se esquece que o índice compreende somente as ações mais líquidas (corresponde a 80% da liquidez da bolsa);
  3. A reportagem não se preocupa em informar que, mesmo em tempos de crise, algumas ações que compõem o índice apresentaram valorização (quer um exemplo? Natura(NATU3)).

A segunda "revelação" é tão leviana quanto a primeira, já que Brasil e Japão são países distintos, que vivem momentos econômicos completamente diferentes. O Japão é um país que já tem uma economia madura e que não tem problemas sociais tão graves quanto os nossos. Já o Brasil necessita muito de empregos, profissionais capacitados, investidores, escolas, universidades, hospitais, etc. e também das empresas para fornecer produtos e serviços para toda a nossa população de miseráveis. O país tem muito espaço para crescer e precisa muito disso, já o Japão também precisa, mas não precisa tanto, e por isso na última década não apresentou um crescimento expressivo. Além disso, os problemas que o Japão enfrenta hoje para crescer são diferentes dos problemas que o Brasil enfrenta.

Existe outro motivo pelo qual eu classifico essa afirmação como leviana: Eu duvido que todos os japoneses que colocaram dinheiro na bolsa em 1980 tenham hoje um terço do valor. Isto significaria que nenhuma empresa japonesa, com capital aberto na bolsa, conseguiu apresentar crescimento sustentável nos últimos 30 anos.

Por último, se olharmos por outro ângulo, a reportagem de fato prova que a Bolsa, no longo prazo, é um excelente investimento, já que nem a pior crise, que somente é comparada com a crise de 29, conseguiu fazer com que a bolsa produzisse uma rentabilidade inferior à do CDI, que, diga-se de passagem, em tempos de vacas gordas, o CDI chegou a oferecer aos investidores investimentos em renda fixa (ou seja, com menos riscos) à taxas de rentabilidade anual próximas à 45%(1999) e 25%(2002).

Leio o Globo todos os dias, acho lamentável que uma reportagem como essa tenha sido publicada. A dúvida que tenho è: ou essa reportagem foi "encomendada", ou quem a escreveu possui um conhecimento muito superficial em mercado financeiro e economia.

4 comentários:

bonfarj disse...

Mais um ótimo post, concordo com seu ponto de vista!

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...

Como sempre, a Globo falando besteira. Lamentável!
Excelente post!

Anônimo disse...

Bacana o blog, com certeza o que mais tem na na globo são essas "encomendas".