sábado, 24 de janeiro de 2009

Investimento em valor

Olá pessoal, voltei!!!

Sei que há muito não publico um novo post, confesso que andei ocupado e desestimulado para escrever. Durante este tempo eu procurei me aprofundar e estudar um pouco sobre análise fundamentalista. Ao mesmo tempo o mercado deu uma reviravolta, saímos de um cenário onde o dólar estava em queda as commodities apontavam uma trajetória de alta forçando o Banco Central a elevar a taxa SELIC para apagar os focos de inflação de uma economia super aquecida. O que me deixa impressionado é que em pouquíssimo tempo o cenário mudou completamente. Ainda bem que eu tinha poucas posições em ações e consegui reverter minhas perdas para ganhos modestos.

A verdade é que muitas pessoas perderam muito dinheiro e eu credito isso a um comportamento especulativo. Conheço uma pessoa que me disse: "Fábio, estou falido". Ele tinha literalmente 'apostado' TODO o seu dinheiro em ações da Positivo a um valor médio de R$ 40,13 e hoje estas ações valem menos de R$ 6,00. Ele é o tipo de pessoa que acredita na análise de analistas ou em dicas quentes. Nos últimos seis meses li dois livros excelentes, ambos sobre Warren Buffet: "Bola de Neve: Warren Buffet e o negócio da vida" e "O jeito Warren Buffet de investir". Hoje, cada vez mais, eu enxergo uma ação como um pedaço de uma empresa e embora eu esteja comprado reconheço que se tivesse tomado decisões erradas eu poderia ter perdido uma grande parte do dinheiro que consegui ganhar com o suor do meu emprego. Contei também com um pouco de sorte.

A pergunta

Teoricamente, comprar uma ação é uma tarefa simples, é como comprar um carro ou qualquer outra coisa. Se um carro está sendo vendido por um valor acima do seu valor de mercado porque então eu devo comprá-lo? Do contrário, se o carro está sendo vendido por um valor abaixo do valor de mercado porquê não comprá-lo? Se está sendo vendido abaixo do seu valor de mercado é mole ganhar dinheiro, é só comprar e colocá-lo à venda pelo seu preço de mercado. O mesmo acontece com as ações, se uma empresa vale 1 bilhão de reais e está sendo vendida por 100 milhões porque não comprá-la? Cedo ou tarde o mercado acaba ajustando o seu valor.

As perguntas que devem ser respondidas são: Qual é o valor intrínseco de uma ação? Quanto uma boa gestão influencia em seu valor? Como calcular isso? O ramo de atuação dessa ação é seguro? O negócio é próspero? Quais são os riscos e quanto eles afetariam no desempenho dessa empresa? A empresa está demasiadamente alavancada?

O problema

Calcular o valor de uma empresa não é uma tarefa fácil. Se uma empresa mantém um crescimento constante gerando um retorno sobre o capital investido (ROIC) alto, gerando fluxo de caixa alto, ano após ano, com gestão comprometida, transparente e respeitando as regras de governança corporativa essa empresa deverá apresentar um excelente crescimento. Uma vez que apresente um excelente crescimento, não justificaria o seu preço continuar baixo. O problema é que o preço de uma ação não está no seu desempenho atual, está no seu desempenho futuro. Se uma empresa tem prejuízo hoje mas tem um tremendo potencial de crescimento para os próximos 10 anos e está barata, porque não comprá-la? Do contrário, se uma empresa acumulou um lucro extraordinário hoje mas tem uma grande probabilidade de desaparecer nos próximos 10 anos então porque comprá-la?

Encontrar a resposta para essas questões é fundamental, estou em busca deste conhecimento. Acredito que estamos em excelente momento para comprar ações com excelentes perspectivas de longo prazo, porém é a falta de conhecimento que limita minhas decisões.

2 comentários:

Marcos disse...

Muito bom o artigo sobre análise fundamentalista.

Investidor de Valor disse...

Fabio,

Compartilho com você o "não público" leitor.

Achei legal o seu post! Tenho um blog sobre value investing também.

Ficou sabendo que vai acontecer o 3º Congresso do Value Investing Brasil?

Estou pensando em participar.
Dê uma olhada http://www.valueinvestingbrasil.com/ para universitários o preçoa choq eu vai ser uns 450,00. meio caro, mas to pensando em ir mesmo assim.