sábado, 26 de abril de 2008

Ações para iniciantes (parte 3 - Final)

Com este post eu concluo a série Ações para iniciantes. Quero finalizar com este post pois acho importante desvendar dois mitos:
  • O investimento em ações pode ser especulativo;
  • Especular é normal e faz bem para a economia;

Mercado primário de ações
Quando uma empresa necessita de capital para financiar ou expandir suas operações, elas podem conseguí-lo de vários modos, um deles é abrir o seu capital para a sociedade, ou seja, elas vendem uma quantidade de ações para outras pessoas, sejam elas físicas ou jurídicas. Essa operação se chama oferta primária de ações ou IPO (Initial Purchasing Offer). O mercado primário é justamente o mercado em que os títulos são colocados pela primeira vez para aquisição por parte dos investidores.

Mercados secundário de ações

Uma vez tendo comprado uma ação em uma IPO, caso o investido resolva vendê-las o investidor estará operando no mercado secundário de ações. Isto quer dizer que quando um investidor vende uma ação ele estará fazendo a operação por intermédio da bolsa de valores, isto é, na bolsa de valores, o investidor que comprar essas ações estará comprando-as no mercado secundário.

Tá bom! Mas o que é especulação?

Um investimento especulativo é todo aquele no qual o investidor o faz comprando e vendendo o ativo almejando lucro.

Desvendando os mitos

Vamos aos fatos, quando um investidor compra ações em uma IPO ele está contribuindo para o desenvolvimento da empresa e assim ajudando a desenvolver a sociedade. Assim, embora o investidor esteja entrando no investimento visando o lucro, esse investimento não pode ser considerado como especulativo. Quando o investidor compra ações no mercado secundário, a empresa a qual a ação representa não tem ganho algum, a empresa não é beneficiada, pelo menos diretamente.

O mercado secundário é um mercado meramente especulativo. Quem compra e vende ações na bolsa de valores pode ser considerado um especulador. A palavra especulação ganhou um sentido pejorativo após a crise cambial que o país sofreu devido à fuga de capitais estrangeiros em 1999.

Acontece que a especulação pode ser saudável, um exemplo disso é que um mercado secundário, como a bolsa de valores é importantíssimo para o desenvolvimento da sociedade, a existência desse mercado cria empregos e ajuda a movimentar a economia. Sem esse mercado não seria possível sustentar o mercado primário. Poucos investidores investiriam em ações, e assim ajudariam as empresas, se não houvesse o mercado secundário. A razão é simples:as ações não teriam a alta liquidez que têm.

Conclusão

O objetivo dessa série é servir como um caminho das pedras para iniciantes e explicar de maneira fácil os aspectos fundamentais sobre investimentos em ações. Espero ter conseguido alcançá-lo.

Nenhum comentário: