O que são ações?
De acordo com a definição da Bovespa: "Títulos de renda variável, emitidos por sociedades anônimas, que representam a menor fração do capital da empresa emitente".
Quando alguém compra uma ação compra uma parte da empresa, isto que dizer que ele vira sócio da empresa e tem os mesmos direitos e deveres dos demais sócios. As ações são negociadas numa bolsa de valores ou no mercado de balcão.
Existem atualmente dois tipos de ações: as ordinárias e as preferenciais.
- Ordinárias: Garante aos acionistas direito a voto nas assembléias gerais e o direito à participações nos resultados da empresa;
- Preferenciais: Garante ao acionista prioridade no recebimento de dividendos e reembolso de capital;
Como a própria definição diz, as ações têm rentabilidade variável. Parte da rentabilidade é composta pela distribuição dos dividendos e benefícios, a outra parte virá na venda da ação, caso a mesma tenha se valorizado.
Dividendos
A participação nos resultados de uma sociedade é feita sob a forma de distribuição de dividendos em dinheiro, em percentual a ser definido na Assembléia Geral Ordinária de Acionistas, de acordo com os resultados obtidos pela empresa em determinado período.
Bonificação em Ações
Advém do aumento de capital de uma sociedade, mediante a incorporação de reservas e lucros, quando são distribuídas gratuitamente novas ações a seus acionistas, em número proporcional às já possuídas.
Direitos de Subscrição
É o direito de aquisição de novo lote de ações pelos acionistas - com preferência na subscrição - em quantidade proporcional às possuídas, em contrapartida à estratégia de aumento de capital da empresa.
Venda de Direitos de Subscrição
Como não é obrigatório o exercício de preferência na subscrição de novas ações, o acionista poderá vender a terceiros, em bolsa, os direitos que detém.
Mercado a vista
É a compra de ações com preços formados em pregão, ou seja, o mercado estabelece os preços em função das ordens de compra e de venda enviadas pelos investidores.
A valorização dos papéis (ação) é dada em função da dinâmica das forças de oferta e procura. Quanto maior a oferta, menos valorizada a ação se torna, quanto maior a procura maior a valorização.
Existem várias razões que influenciam nas variações dos preços das ações, como o comportamento histórico dos preços (análise gráfica/técnica), as expectativas futuras da empresa e as variáveis macroeconômicas (análise fundamentalista), o vazamento de informações confidenciais (investidores insiders - aqueles que têm informações privilegiadas, só um lembrete: é ilegal) e até pelos chamados loucos (aqueles que um belo dia acordam e têm o procentimento: "vai subir").
Se você está interessado em investir em ações aconselho o estudo da análise fundamentalista e/ou da análise técnica (ou gráfica) antes de investir em ações caso contrário você é considerado um louco.
Para investir em ações você deve abrir uma conta numa corretora (clique aqui para obter a listagem das corretoras cadastradas na Bovespa). Após aberta você deverá depositar na conta da corretora um valor inicial para que você possa começar a operar (comprar ou vender as ações).
Feito isso você poderá operar via home broker ou via mesa de operações. Vai do gosto de cada um. Eu opero via mesa de operações, pois me sinto mais confiante, mas conheço pessoas que preferem a mesa, pois confiam mais no corretor.
No próximo post, no sábado dia 19/04 estarei continuando com a parte 2 explicando de forma mais clara como funciona um home broker e falarei também sobre outros aspectos dos investimentos em ações.
3 comentários:
Parabéns pela iniciativa e seriedade. Divulgarei seu trabalho, pois senti seriedade. Bons negócios
Muito obrigado Décio, fico feliz por ter gostado e aprovado o meu blog. Sinta-se a vontade para divulgar e postar comentário.
Obrigado.
Fabio , seu Blog está cada dia melhor , parabéns. Sucesso.
Postar um comentário